Há anos no mercado, a impressora a laser é a favorita de muitos usuários, mas pouca gente sabe como ela realmente funciona, uma questão importante para a escolha na hora da compra e na conservação do produto.
Abaixo, explicamos tudo o que é preciso saber sobre esse modelo de impressora que, mesmo dispensando o uso de tinta, entrega excelentes resultados. Confira e escolha a melhor opção para seu negócio!
Como a impressão a laser funciona
Impressora monocromática
O principal segredo relacionado ao funcionamento da impressora monocromática é a eletricidade estática, maneira em que uma carga elétrica positiva é aplicada ao cilindro fotorreceptor.
Com essa aplicação, ele começa a girar e o raio laser acerta pontos correspondentes ao texto ou imagem a serem impressos. Para isso, a parte que recebe o laser fica vazia, criando um desenho eletrostático.
Em seguida, o toner – composto por um pó muito fino que mistura carbono e determinado tipo de polímero – é depositado no cilindro. Por ter uma carga negativa, o toner é repelido por outra carga negativa presente no restante do cilindro, o que permite que ele não “escape” das áreas definidas pelo laser.
Na sequência, o papel recebe uma forte carga negativa enquanto sai da bandeja. A fixação do toner no papel ocorre quando este último passa por outro cilindro aquecido chamado de fusor. Após todo o processo, o cilindro fotorreceptor perde toda sua carga e está pronto para continuar imprimindo.
Impressão colorida
A diferença pela impressão colorida é a quantidade de toners. Ao invés de um, são usados quatro, cada um de uma cor. A mistura das cores básicas pelo método CMYK – preto color, ciano, amarelo e magenta – é o que produz as cores complexas que aparecem nas imagens.
Dica: o toner conhecido como “preto color” é fabricado especialmente para ser misturado a outras cores, logo, trocar ele pelo cartucho preto simples, pode afetar nas colorações finais, geralmente gerando cores menos brilhantes ou com pequenas falhas.
Diferenças da impressora laser
Há duas características que fazem a impressão a laser se destacar quando comparada as de jato de tinta: a qualidade da impressão e a durabilidade do cartucho.
Qual seria a qualidade da impressão?
É possível reparar na diferença da impressão entre os dois modelos quando são comparadas imagens com mais detalhes, como códigos de barra, textos pequenos ou desenhos complexos.
Graças ao próprio funcionamento da impressão a laser, o produto final apresenta traços mais nítidos, mesmo os mais finos. E, além dos detalhes, as cores também são mais vivas e apresentam maior destaque no papel.
Custo- beneficio: vale à pena?
Ao comparar a durabilidade do cartucho, é fácil perceber o porquê da impressora laser ser recomendada para usuários que trabalham com uma grande demanda de impressão: um toner é capaz de render pelo menos 700 páginas, o que já compensa o valor investido na impressora.
Além disso, também é possível imprimir mais páginas por minuto, poupando tempo gasto com impressão de grandes volumes. Ou seja, é um modelo recomendado principalmente para empresas e escritórios que trabalham com grande frequência na atividade.
Com isso, podemos concluir que, mesmo sendo um equipamento mais caro, de acordo com o uso da impressora a laser, é possível gerar redução de custos na empresa em si, diminuindo gastos com materiais e operações.
Para escolher qual o melhor modelo ou marca, é recomendado contar com especialistas e empresas renomadas, como a TF2, garantindo que a melhor escolha seja feita e garantida!
Postado por admin em 22/fev/2018