O cartucho de toner é uma peça fundamental para uma impressora a laser, ele contém a tinta utilizada na impressão e é um dos segredos para o alto nível de qualidade oferecido por esse tipo de equipamento.
Atualmente, há três principais tipos de cartucho de toner disponíveis no mercado: o compatível, o original e o remanufaturado. Cada um deles possui características recomendadas para as necessidades determinado tipo de usuário.
Abaixo, explicamos as principais diferenças, vantagens e damos as dicas essenciais para você escolher o melhor para o seu negócio e para o seu bolso:
Essa opção de cartucho de toner é produzido pelas fabricantes de impressoras e recebem o nome de marcas como a HP, Lexmark, Canon, entre outras. Costumam ser a opção de maior valor, mas totalmente compatível com o modelo de impressora para o qual é destinado e oferece alta qualidade de impressão.
Pode ser adquirido em lojas autorizadas ou direto com o fabricante e costuma vir um exemplar desse tipo com a impressora no momento da compra.
Esse modelo de toner vem em uma embalagem nova, mas não é fabricado pela marca original. Porém, também é totalmente compatível com o modelo de impressora para o qual é recomendado e sua fabricação é feita por empresas confiáveis que oferecem produtos que atendam as especificações e determinações técnicas.
Além de ser compatível e apresentar uma boa qualidade de impressão, também conta com um bom custo benefício quando comparado ao cartucho original.
Fabricado utilizando peças de outros cartuchos, esse modelo é o que possui o mais baixo custo e ainda entrega uma impressão de boa qualidade. Após a fabricação com as peças remanescentes de outros cartucho, o pó de toner é inserido e o cartucho é lacrado e considerado pronto para uso.
Adquirindo esse tipo de produto, o cliente contribui para a reutilização de recursos e reciclagem de materiais. Mas lembre-se: é sempre recomendado checar o fabricante e a origem dos materiais utilizados, evitando falsificações.
Diferente do remanufatura e do compatível, o toner falsificado não segue nenhum padrão de fabricação e não é possível verificar a origem dos materiais utilizados.
Adquirir um produto de origem duvidosa pode gerar diversos inconvenientes além da impressão de baixa qualidade. Produtos de péssima fabricação podem causar danos permanentes na impressora o que viola a garantia do equipamento, causando prejuízo. Pois além da compra de um equipamento novo, será necessário adquirir outro cartucho e talvez contar com mão de obra especializada.
A opção certa para sua empresa é aquela que atenda as especificações dos seus equipamentos, a qualidade exigida pelo tipo de trabalho a ser executado e se encaixe no orçamento.
Na hora de fazer essa escolha, algumas dúvidas além dessas podem surgir, por exemplo: qual o melhor tipo de impressora para o seu negócio? Para responder esses e outros questionamentos com tranquilidade, conte com uma empresa de outsourcing de impressão ou de aluguel de impressora.
Postado por admin em 18/abr/2018